A Google avançou para o registo de uma patente que lhe permite detetar buracos nas estradas dos Estados Unidos. Para tal, recorre ao sistema de navegação por GPS do automóvel e a outros sensores para identificar os troços que estejam danificados, sendo que essa informação é depois enviada para uma base de dados, o que permite sugerir ao condutor um caminho alternativo.
De acordo com o The Verge, a Google vai conseguir monitorizar as vibrações a que um carro está sujeito quando passa por um buraco na estrada e irá cruzar a informação com os dados de GPS – na prática, ao conseguir aplicar este sistema a muitas viaturas, será possível determinar com exatidão o local das falhas. A sugestão para um caminho menos atribulado deverá chegar através do Google Maps.
Refira-se que a cidade de Boston tem vindo a colocar em prática nos últimos anos uma ideia semelhante, que se intitula Street Bump. Neste programa que funciona como uma app gratuita, as autoridades locais recorrem a dados enviados pelos smartphones dos cidadãos para alertar os condutores sobre buracos nas estradas e designar equipas para os reparar a breve prazo.