
A TrendForde divulgou um estudo onde conclui que 2016 será o ano do arranque a sério para a realidade virtual. Para o ano, esperam-se 14 milhões de unidades vendidas, número que vai subindo depois a cada ano para os 18, 22 e 38 milhões de unidades, noticia a Cnet.
Tecnológicas como a Samsung ou a Sony e o Facebook, com a Oculus, já estão a investir no segmento e a apresentar os primeiros capacetes de realidade virtual. O segmento onde esta funcionalidade poderá ser mais rapidamente adaptada é o do gaming, em particular os first person shooter, que irão atrair uma grande fatia dos utilizadores. A TrendForce diz que esta adaptação pode ser feita de forma rápida e com custos relativamente baixos. O passo seguinte terá de ser a indústria cinematográfica, com a criação de filmes específicos para serem vistos em realidade virtual.
Dada a fase inicial deste tipo de produtos, os aparelhos ainda devem ser bastante caros, com a solução da Oculus a custar cerca de 1500 dólares, ou seja, muito mais do que uma consola de nova geração.