Hoje, por volta das 14h30, a Beta-i teve início a um novo ciclo de aceleração de ideias de negócio que têm as tecnologias como pano de fundo. Nas novas instalações que a aceleradora passou a ocupar em Lisboa vão ecoar os discursos da praxe e também as palavras de apresentação de 22 startups, que foram selecionadas previamente a partir de mais de duas centenas de candidaturas ao Lisbon Challenge Spring’15.
De acordo com a Beta-i, entre os selecionados encontram-se empreendedores de nove países e três continentes. O curso de aceleração, com uma duração de três meses, tem por objetivo ajudar os diferentes empreendedores a desenvolver modelos de negócio sustentáveis que possam captar investimento proveniente de entidades de capital de risco.
Durante a formação, os empreendedores poderão tirar partido dos conselhos de gestores de empresas como a Google, a Accenture, a Microsoft , bem como do Turismo de Portugal e do IEFP, ou de entidades de capital de risco como a Caixa Capital, a Connect Ventures, ou a Faber Ventures.
«Neste momento, já temos mais startups internacionais a participar no programa do que portuguesas. Temos empreendedores e investidores mundiais que, depois de conhecerem o ecossistema português resolvem mudar-se para Lisboa e startups portuguesas que valem mil milhões de dólares. Há uns anos, isto seria impensável, mas, neste momento, estamos extremamente satisfeitos por ver que o Lisbon Challenge é já conhecido internacionalmente como um dos maiores – e melhores – aceleradores na Europa, e que Lisboa está na rota do empreendedorismo mundial», refere Pedro Rocha Vieira, presidente da Beta-i, num comunicado.
Nas 22 startups que participam no Lisbon Challenge Spring’15 encontram-se empreendedores de Portugal, Brasil, Ucrânia, Holanda, Suécia, Espanha, Reino Unido, Bulgária e EUA. Aplicações de gestão das finanças pessoais; um agregador de conteúdos; uma solução que transforma imagens em anúncios; ferramentas de logística; monitorização e fidelização de consumidores; planeamento de viagens; pagamentos no Facebook; e menus digitais para restaurantes – eis algumas das ideias de negócio que vão desfilar esta tarde na Beta-i.
Será que alguma destas 22 ideias mereceria o investimento – ou apenas a preferência – dos leitores da Exame Informática?
Clique nas imagens inseridas nesta página, descubra um pouco mais sobre as 22 startups e diga-nos, através de um comentário a este texto, qual a ideia com maior potencial. As descrições das startups têm por base informação fornecidas pela Beta-i.