![jaguar.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/3027795jaguar.jpg)
O sistema da Jaguar Land Rover é composto por sensores colocados no exterior do carro e que ativam uma buzina semelhante à de uma moto ou de uma campainha de bicicleta sempre que um ciclista ou motociclista se aproxima. O som é emitido pela coluna do lado onde o ciclista estiver a circular e, se este se apresentar pela traseira do veículo, há uma espécie de almofada que se enche e simula um toque no ombro do condutor para o alertar.
Em circuitos urbanos, com excesso de peões e ciclistas, o sistema consegue atribuir prioridades e alertar para os que estejam mais próximos. No caso de se entrar numa rota de possível colisão, os alertas passam para um modo de vibração e o pedal do acelerador torna-se mais rígido, de forma que o condutor não possa prosseguir a sua trajetória.
Por fim, o sistema pode evitar que um passageiro abra a porta se se estiver a aproximar um ciclista pela traseira, explica o Engadget.
Por agora, a proposta ainda está em fase inicial de desenvolvimento e terá de ser testado e aprovado antes de passar a integrar os veículos da marca.
Veja o vídeo com o sistema em ação.