Uma box Xiaomi? Sim, já não será necessário esperar muito mais – mas, juntamente com essa box, a nova gigante chinesa que começou a ganhar nome com a ascensão ao terceiro lugar das vendas de smartphones pretende lançar também serviços e conteúdos de TV na Internet.
Para já, há apenas um número que confirma esta intenção: a Xiaomi anunciou que vai investir mil milhões de dólares (800 milhões de euros) na nova área de negócio.
De acordo com a Reuters, a Xiaomi TV vai ser responsável pelos negócios relacionados com serviços, software e produção de conteúdos para TV, bem como a já referida box.
A nova área de expansão vai ser liderada por Chen Tong, um executivo recentemente contratado à Sina Corp. O próprio Chen Tong aproveitou uma conferência de imprensa, que mereceu o devido destaque no blog da Xiaomi, para fixar a meta para o novo negócio de TV sobre IP: «queremos repetir na indústria de televisão o sucesso que a Xiaomi alcançou com o seu modelo de integração de hardware».
Os responsáveis da Xiaomi não esclarecem quais os mercados prioritários da nova unidade de negócio – mas não será de estranhar que, nos tempos mais próximos, a marca concentre esforços no mercado de origem. Até porque, com um valor estimado de três mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros), a TV sobre IP chinesa já começou a despertar o interesse de gigantes como a Alibaba, a Baidu, e a Tencent.