A concorrência de fabricantes chineses de baixo custo é uma das principais causas para os resultados financeiros negativos da Sony. A empresa não deve pagar dividendos depois de março de 2015, algo inédito desde que a empresa entrou em bolsa há 60 anos.
A Sony prevê perdas de 2,15 mil milhões de dólares neste ano fiscal, mais do que as perdas de 466 milhões previstas anteriormente. A maior fatia destas perdas, cerca de 1,7 mil milhões de dólares, decorre do fraco desempenho no segmento móvel, pelo que já circulam rumores de que a empresa opte pela saída do segmento, noticia o DailyTech. A Sony esperava um aumento no volume de vendas que ajudasse a enfrentar uma concorrência feroz, vinda nomeadamente da China, onde os fabricantes conseguem oferecer smartphones com características de topo e preços de entrada de gama. A estratégia da Sony pode passar também por reduzir o número de modelos de gama média e focar-se apenas nos telefones de topo. Esta será a realidade em breve em muitos dos países onde a marca tem presença.
A Cnet analisou o segmento e conclui que a Sony deve manter-se nos smartphones, principalmente por estes serem um dos principais pontos de contacto com os consumidores finais e serem muitas vezes o ponto de partida para os dispositivos wearable, de jogos e de entretenimento doméstico. Mais publicidade agressiva e mais parcerias com as operadoras móveis podem também ser duas das soluções para conseguir chegar a mais consumidores.
O Xperia Z3 e o Z3 Compact, com processadores Snapdragon 801, câmara traseira de 20,7 megapixéis e ecrãs 1080p são duas das apostas recentes apresentadas pela empresa.