
A Mastercard já fixou a data de arranque para adoção do NFC na Europa: «Os novos terminais de venda (POS) terão de estar conforme o novo standard em implementação a partir de 1 de janeiro de 2016», refere o comunicado da marca de cartões de crédito.
A empresa norte-americana quer reforçar a aposta na tecnologia que permite fazer pagamentos através de frequências de rádio e sem qualquer contacto com os terminais de pagamento, mas admite que a renovação dos terminais de pagamento ainda possa demorar: «Os terminais de venda (POS) poderão ser substituídos no fim do seu ciclo de vida útil, o mais tardar até ao primeiro dia de janeiro de 2020», acrescenta a marca, numa alusão à data em que as empresas e lojas que usam cartões Mastercard e Maestro deverão ter ter concluído a migração para terminais de venda compatíveis com NFC.
Tendo em conta que a tecnologia já se encontra disponível nos cartões usados em sistemas como o Multibanco e os pagamentos contactless tendem a ganhar dimensão com a integração da tecnologia nos telemóveis (ontem a Apple anunciou o serviço Pay; antes já a Google tinha um serviço similar), a evolução tecnológica dos pontos de venda é considerada fulcral para dar resposta à procura: «Só em 2013 o número de transações sem contacto com cartões MasterCard e Maestro na Europa triplicou e o volume gasto com essas transações aumentou quatro vezes. Os utilizadores dizem-nos nas redes sociais que adoram este tipo de tecnologia e que querem mais», refere Chris Kangas, responsável pelos Pagamentos Contactless da MasterCard na Europa, no comunicado da marca.