A Wikimedia Foundation, o grupo que está por detrás da Wikipedia, começou a aceitar donativos em bitcoins na semana passada, depois de um longo período de tempo em que se mostrou relutante em avançar com esta medida.
Segundo dados da Coinbase, divulgados pela Daily Tech, a Wikipedia conseguiu angariar mais de 140 mil dólares em donativos neste tipo de criptomoeda nos primeiros sete dias (o que corresponde a cerca de um sexto do total de donativos).
Atualmente, a criação e a edição de artigos para a Wikipedia está a cargo de cerca de 80 mil voluntários a nível mundial, que são geridos a partir da sede da empresa em São Francisco. Contudo, isso não significa que tudo seja gratuito.
A Wikimedia Foundation conta com 231 funcionários e gasta perto de 16 milhões de dólares em salários anuais, a que se juntam cerca de 2,5 milhões de despesas com o alojamento da informação e mais 10 milhões com despesas várias, como hardware e representação jurídica. Por outro lado, para fazer face a estes valores, a Wikimedia Foundation recebeu mais de 44 milhões de dólares em donativos no ano passado, ou seja, cerca de 860 mil dólares por semana.