![ipad.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1964275ipad.jpg)
O mercado mundial de tablets cresceu 11% no 2º trimeste deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2013, tendo as remessas atingido as 49,3 milhões de unidades. Estes dados foram divulgados no ‘Worldwide Quarterly Tablet Tracker’ da IDC.
Embora as remessas tenham descido 1,5% em relação ao 1º trimestre deste ano, a IDC acredita que o mercado irá conseguir acabar por registar um crescimento, embora lento, no final de 2014.
Apesar do declínio nas remessas do iPad, a Apple consegue manter a liderança do mercado mundial de tablets, graças a uma quota de 26,9%. Depois de um bom 1º trimestre, a Samsung desceu para os 17,2%.
Pelo contrário, a Lenovo continua a sua escalada e chegou ao terceiro lugar dos maiores fabricantes de tablets, alcançando uma quota de 4,9%. A Asus perdeu assim o seu lugar no pódio e ficou-se pelos 4,6%. A fechar este top 5, encontra-se a Acer com 2%.
A IDC frisa que o mercado de tablets está a sofrer o impacto do sucesso dos smartphones com ecrãs de grandes dimensões e do aumento do ciclo de vida dos produtos. Além disso, a consultora também destaca a desaceleração verificada na adoção comercial dos tablets, embora acredite que ainda este ano venham a surgir mais ofertas específicas para o segmento empresarial, fruto, por exemplo, da recente parceria entre Apple e IBM.