
O presidente da comissão parlamentar da National Security Agency alemã, Patrick Sensburg, afirmou que a sua equipa já tem uma máquina de escrever e que está a ponderar comprar mais para evitar a fuga de informação.
Entretanto, um funcionário da agência de espionagem alemã BND foi detido e acusado de fornecer informações secretas à CIA. Markus R. é acusado de ter sido subornado pela CIA e de ter fornecido mais de 200 documentos, em três encontros pessoais com agentes da CIA na Áustria. Recorde-se que na semana passada, Berlim decidiu expulsar o chefe local da CIA depois do esfriamento das relações causadas pelas revelações de Snowden.
Os responsáveis por esta comissão parlamentar vão ainda analisar os seus próprios telefones, depois de ter vindo a público o rumor de que as suas comunicações estariam a ser espiadas.
«Tentamos manter as nossas comunicações internas através de emails encriptados, usamos telefones encriptados e outros mecanismos de segurança, que não vou partilhar aqui e agora, claro», diz Sensburg. As autoridades alemãs estão empenhadas em conseguir que Snowden testemunhe no seu caso, possivelmente através de uma videoconferência numa embaixada aliada em Moscovo.