A Vodafone assinou esta manhã um protocolo com o Ministério da Educação e Ciência e com a Escola Secundária de Fonseca de Benevides. A iniciativa chama-se Bright Future e materializa-se em cursos profissionais que vão formar jovens que têm, no final do curso, a hipótese de estagiar na Vodafone Portugal.
Os cursos de Técnico de Equipamentos Informáticos e Técnico de Eletrónica e Telecomunicações estão disponíveis na Escola Secundária Fonseca Benevides, em Lisboa, e na Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto.
As escolas escolhidas são, segundo o comunicado de imprensa, “reconhecidas a nível nacional pelo valor do ensino prestado, pelas condições e meios tecnológicos que colocam ao dispor dos alunos e por proporcionarem estágios curriculares comparticipados, em ambiente laboral.”
Os alunos que pretendam candidatar-se a estes cursos têm de ter menos de 18 anos e o 9º Ano de escolaridade concluído.
Após três anos de curso, ficam com equivalência ao 12.º ano de escolaridade e com Qualificação Profissional de Grau IV. No final, os alunos com aproveitamento vão estagiar para a Vodafone Portugal.
Na conferência da imprensa desta manhã, tanto o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, como o CEO da Vodafone, Mário Vaz, explicaram à Exame Informática que não existe qualquer obrigatoriedade por parte do operador português em contratar para os seus quadros os alunos saídos deste curso. No entanto, o CEO da Vodafone admitiu que há a possibilidade de alguns dos alunos poderem vir a trabalhar na empresa.
Aliás, o comunicado de imprensa reforça essa ligação entre a multinacional e as duas escolas secundárias: “Estes cursos de 12º ano conferem também uma melhor preparação para as Licenciaturas nas áreas de Engenharia Eletrónica, Informática e Telecomunicações, caso estes alunos optem por prosseguir estudos superiores, permitindo aos futuros engenheiros terem um contacto prévio com as matérias que vão depois ser lecionadas na universidade, mantendo o contacto com a Vodafone”.
Os jovens interessados em frequentar estes cursos podem inscrever-se nas escolas.
Escola Secundária Fonseca Benevides
Escola Secundária Fontes Pereira de Melo