![chic choice.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/2310475chic-choice.jpg)
Chic By Choice já está a alugar vestidos de luxo junto de 15 países
![passworks.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/2310476passworks.jpg)
A Passworks quer tornar-se no caminho mais direto para as campanhas de marketing direcionadas +ara as carteiras eletrónicas.
![liquid.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/2310477liquid.jpg)
A Liquid promete adaptar apps aos perfis dos utilizadores sem mudanças de linhas de códigos
![xhockware.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/2310478xhockware.jpg)
Xhockware promete acelerar os pagamentos por smartphone
…E vão 30 empresas que já mereceram o investimento da Portugal Ventures. A mais recente leva de startups apoiadas acaba de ser anunciada por um comunicado da entidade especializada em capital de risco: Chic by Choice, Liquid, Passworks e Xhockware- São quatro startups que que, de acordo com a Portugal Ventures, têm «a ambição de se tornarem empresas de excelência a nível global» e que nalguns casos já tinham iniciado os primeiros negócios antes de terem sido selecionadas durante uma das fases de candidatura de captação de investimento que a Portugal Ventures tem vindo a lançar (no dia 29 de maio encerra a 7ª Call For Entrepreneurship).
«Estes novos investimentos da Portugal Ventures foram realizados em parceria com outros investidores, que partilham os mesmos objetivos de investimento e ambição da Portugal Ventures. A Faber Ventures co-investiu com a Portugal Ventures na Chic by Choice, Liquid e Passworks. A PNV Capital co-investiu com a Portugal Ventures na Xhockware», refere o comunicado da Portugal Ventures.
A Exame Informática apurou que a Portugal Ventures e as restantes empresas de capital de risco investiram um total de três milhões de euros nas quatro startups.
Eis uma breve descrição das quatro startups que acabam de se juntar ao portfolio de investimentos da Portugal Ventures:
Chic By Choice: Quem não tem dinheiro para comprar um vestido de uma marca de luxo poderá pelo menos … alugá-lo. É com base nesta suposição que o Chic By Choice começou a alugar da Valentino, Christian Dior, Elie Saab, Peter Pilotto ou Dolce & Gabbana a internautas de 15 países. Por enquanto, apenas está disponível uma versão beta com 100 vestidos.
Liquid: A Liquid, que já mereceu destaque na Exame Informática, tem por objetivo juntar a recolha de dados que descrevem perfis e preferências dos utilizadores a ferramentas de adaptação automática de apps. Com base nesta plataforma, será possível um dia duas pessoas usarem a mesma app de formas completamente diferentes… sem que os criadores dessa app tenham sequer que inserir uma nova linha de código. No futuro, a plataforma poderá ser usada igualmente em apps de smartTV ou nos sites mais tradicionais.
Passworks: Campanhas de marketing para o telemóvel? Sim, é possível e a Passworks é o exemplo de como essas mesmas campanhas podem ser direcionadas para “mobile wallets” da Apple, Google e Windows Phone. A startup deverá concentrar esforços, nos tempos mais próximos, no desenvolvimento de funcionalidades e na expansão internacional desta plataforma disponibilizada na lógica do cloud computing.
Xhockware: Durante as próximas semanas, deverá chegar ao mercado a primeira solução desta startup made in Portugal que tem em vista ganhar quota de mercado com uma solução de pagamentos eletrónicos através de smartphones. Entre os principais atrativos desta startup destaca-se a compatibilidade com todas as tecnologias de checkout existentes, a possibilidade de fazer pagamentos em menos de um minuto e a possibilidade de uso em qualquer smartphone. Até ao final do ano, a Xhockware deverá expandir-se para o estrangeiro.