Durante dois dias, Barcelos foi a capital dos drones: no IPCA, 10 equipas compostas por estudantes e professores de escolas secundárias puseram à prova os conhecimentos de programação de drones. A competição contou com quatro modalidades: seguimento de uma linha pintada no chão; perseguição de um humano; descolagem e aterragem em alvos em movimento e chincana por entre vários aros suspensos no ar.
Em todas as modalidades, as jovens equipas tiveram de dotar os drones da capacidade necessária para executar as diferentes manobras, de forma autónoma.
All In Team, uma equipa de estudantes da Escola Profissional CIOR, de Famalicão, entrou para a história como a vencedora da competição de drones organizada pelo IPCA. O segundo lugar foi atribuído à equipa CTIR, da Escola Básica e Secundária Vale do Tamel (Barcelos). O terceiro lugar foi garantido pela equipa Rob@esas, do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (Braga).
Os vencedores receberam drones; àos membro da equipa que ficou em segundo lugar foram entregues tablets; e a equipa classificada em terceiro lugar foi premiada com smartphones.
Um comunicado do IPCA revela ainda que já começou a ser trabalhada a edição de 2015 da iDroneCup.Os mentores do evento admitem organizar duas ligas durante a próxima edição: uma para alunos do secundário e uma segunda para alunos universitários.
Na primeira edição, todos os participantes usaram drones iguais e as provas limitaram-se a testar a capacidade de programação das equipas. O IPCA admite que, na edição de 2015, a competição poderá abranger não só a programação, como também o fabrico de drones.