Printoo é um kit modelar e promete adaptar-se facilmente ao engenho e à imaginação de cada “inventor” – e foi com essa a promessa que a Ynvisible conseguiu convencer os aficionados do Kickstarter e angariar os 20 mil dólares de que necessitava para lançar este novo projeto.
A Ynvisible, uma spin-out da portuguesa Ydreams, pretende entrar no mercado do “faça você mesmo” e dos “engenhocas” com kits de eletrónica impressa com preços que variam entre 45 e 525 dólares. Um comunicado da jovem empresa revela que, nos kits do Printoo, é possível encontrar fitas de luzes LED, baterias impressas, fotodetetores, células fotovoltaicas e ecrãs impressos, e ainda módulos bluetooth, e sensores variados.
Todas estes módulos são geridos ou ativados por um microcontrolador Atmel ATmega328.
Os módulos incluídos nos diferentes kits são produzidos por várias marcas de eletrónica. De acordo com a Ynvisible, a plataforma distingue-se não só pela flexibilidade como pela possibilidade de programação com tecnologias Arduino.
«Esperamos que, ao disponibilizar esta plataforma de prototipagem para a comunidade crescente de makers e entusiastas de interatividade, poderemos ajudar a levar estas novas tecnologias de eletrónica impressa para fora dos laboratórios de I&D, para toda a comunidade”, promete Inês Henriques, líder da Ynvisible.
No vídeo que se encontra inserido nesta página pode ver algumas das coisas que é possível fazer com o Printoo.