Durante 2013, os portugueses compraram 3,5 milhões de dispositivos pessoais que se conectam à Internet (smartphones, tablets e PC). O número, que acaba de ser avançado pela IDC, permite confirmar que um crescimento de 19,6% face ao total das vendas registadas no ano de 2012.
Segundo o comunicado da IDC, terá sido no subseguemento dos tablets que se registou o maior crescimento das vendas dos denominados Smart Connected Devices (SCD). Em 2013, foram vendidos 700 mil tablets, refletindo um crescimento de 90,9% face a 2012.
A IDC acredita que o negócio dos tablets vai continuar em ascensão: em 2014, as vendas de tablets (incluem também os modelos híbridos) deverão crescer 16,5% face a 2013 – e nos próximos três anos deverá manter-se um crescimento de dois dígitos ao ano.
As estimativas da IDC revelam ainda que a liderança dos tablets tem sido alvo de uma competição aguerrida: nos quatro trimestres de 2013, a liderança do subsegmento alternou entre a Apple, Asus, Acer e Samsung.
"A adoção acelerada de tablets tem tido um impacto significativo no modo como consumidores e organizações utilizam os seus equipamentos computacionais. As fronteiras entre o espaço privado e profissional tem vindo a esbater-se e os novos equipamentos suportam uma crescente versatilidade, abrem novos cenários de utilização e novas oportunidades de crescimento para a indústria", comenta, em comunicado, Gabriel Coimbra, Diretor Geral da IDC Portugal.
Somando as vendas de tablets, smartphones e PC, é possível confirmar que é a Samsung a líder das vendas de equipamentos pessoais que se ligam à Net. Mas neste caso há uma tendência a realçar: no quarto trimestre de 2012, a gigante coreana liderava o segmento com mais de 30% de quota; no último trimestre de 2013, a mesma Samsung continuou a liderar o segmento, mas com 20,9%… o que revela uma perda de 19,5% na quota de mercado (apesar do crescimento do mercado, a marca asiática passou de 276 mil unidades vendidas em 2012 para 222 mil unidades vendidas em 2013).
Destaque ainda para mais um dado: a Apple, provavelmente impulsionada pela venda de iPhones e iPads, garantiu um segundo lugar nas vendas de dispositivos conectados à Net.
No segmento SCD, há ainda duas tendências a reter: a venda de PC para empresas, que voltou para as mãos da HP, cresceu 13,4% no último trimestre de 2013, mas não impediu uma quebra de dois por cento nas vendas totais (empresas e consumidores domésticos); os smartphones totalizam 60% do segmento SCD e registaram um crescimento de 20,6% em 2013 face a 2012.