Alexandre Ramos, da Lusitania Seguros, Rui Gomes, do Hospital Fernando Fonseca, e Nuno Miller, da Farfetch, têm pelo menos duas características em comum: os três lideram equipas de informática; e os três receberam ontem os prémios da CIONET que distinguem os melhores CIO de Portugal em 2013.
Alexandre Ramos ganhou a categoria de Orientação para o Cliente, ao liderar o desenvolvimento do primeiro extrato de cliente do ramo segurador, que permitiu reduzir a taxa de anulação de seguros e aumentar o número de seguros tomados por cada cliente da Lusitania e da NSeguros.
O prémio da categoria Orientação para Processos de Negócio foi entregue a Rui Gomes, pelo desenvolvimento de um Processo Clínico Eletrónico que é transversal a mais de 30 especialidades clínicas do Hospital Fernando Fonseca. «O “Projeto de Informatização Clínica” permitiu aumentar a eficiência de processos, mitigar o risco clínico e reduzir custos. Em 2012, a redução de custos foi de cerca de 175 mil euros e, em 2013, próxima de 200 mil euros», refere o comunicado da CIONET.
Nuno Miller, líder da área tecnológica da Farfetch, ganhou a categoria de Orientação para a Tecnologia, com o desenvolvimento que soluções que ajudaram a catapultar a empresa nortenha para uma posição de destaque no comércio eletrónico. Desenvolvimento de ferramentas de geo-pricing, recomendações de produtos e gestão de produtos duplicados são alguns dos exemplos que merecem realce da CIONET.
Com mais de 300 marcas premium e vendas em mais de 140 países, a Farfetch teve de proceder a um remodelação do parque de servidores, a fim de suportar um aumento de visitas diário de 300% e alcançar uma disponibilidade de serviço de 99,95%.
Rui Serapicos, responsável pela CIONET Portugal, assume o compromisso de manter os prémios CIONET em Portugal nos próximos tempos. «Acreditamos que traz benefícios reais, tanto ao setor como ao país».
A CIONET reúne 4000 executivos da Europa e é apresentada como a maior rede de líderes de informática no velho continente. Em Portugal, esta rede tem 180 membros.