Começou hoje a nova vida do Viber: o gigante do e-commerce Rakuten está apostado em expandir o raio de ação para outras paragens. E a plataforma de mensagens é a alavanca com que a empresa japonesa conta partir à conquista do mercado global.
Segundo a Reuters, a Rakuten anunciou que vai comprar a Viber por 900 milhões de dólares. O que permitirá juntar aos 200 milhões de utilizadores das plataformas de comércio eletrónico japonesas os 300 milhões de utilizadores dos serviços da famosa app que permite o envio de mensagens e comunicações VoIP.
A operação de compra deverá estar concluída em março.
Hiroshi Mikitani, empresário que lidera a Rakuten, vê na Viber a ferramenta que faltava para estabelecer novas formas de comunicação com os clientes de comércio eletrónico.
Nos últimos tempos, a Rakuten tem vindo a investir na aquisição de várias empresas de comércio eletrónico (Brasil e Alemanha são alguns dos mercados em que companhia fez aquisições). A aposta tem vindo a produzir proventos: em 2013, os lucros da Rakuten cresceram 80% e fixaram-se nos 882 milhões de dólares.