![toshiba.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/2093530toshiba.jpg)
Na oitava edição do Observatório Toshiba, a empresa revela que a venda de portáteis em Portugal desceu 8,5% em 2013, face a 2012. Foram vendidos 548 mil portáteis, o que corresponde a uma quebra de 6% no mercado de consumo e de 9% no segmento empresarial.
Se os primeiros nove meses de 2013 foram muito instáveis, a situação melhorou no último trimestre, com o Natal do ano passado a revelar-se bastante melhor do que o período homólogo.
A Toshiba indica que, se excluirmos os netbooks, o mercado dos portáteis até cresceu 3%. O preço médio das máquinas também cresceu: rodava os 575 euros mas o ano passado cifrou-se nos 600 euros, graças aos novos formatos híbridos.
Quanto aos tablets, este mercado revelou-se explosivo em termos de crescimento. Em 2013, venderam-se 760 mil unidades, o que representa um crescimento de 134% face ao ano anterior. Todavia, apesar da boa performance, se analisarmos o valor do segmento percebe-se que os portáteis ganham: o valor médio de venda dos portáteis aumentou para os 600 euros, enquanto os tablets apresentam um preço médio três vezes inferior ao dos portáteis.
Para 2014, a Toshiba espera que o mercado continue a crescer. A venda consolidada de portáteis e tablets deverá crescer 20%, para as 1,5 milhões de unidades. Por outro lado, o crescimento a três dígitos dos tablets deverá desaparecer. A Toshiba espera, que este ano, este segmento se fique pelos 30 a 40%.
O grande impulsionador do aumento nas vendas de portáteis este ano será o abandono do Windows XP pela Microsoft. Ainda assim, o crescimento deverá ficar-se por um valor entre os zero e os 3%.