Os amantes puristas do cinema consideram que a escolha pelo digital faz perder algum do “calor” da película dos 35 mm. O LA Times noticia que Anchorman 2 terá sido mesmo o último filme da Paramount a ter uma versão em película. O Lobo de Wall Street, atualmente em exibição nos cinemas portugueses, terá sido o primeiro título com um lançamento em formato digital em grande escala.
Todos os estúdios deverão seguir as pisadas da Paramount, uma vez que os custos de distribuição digital são significativamente inferiores aos da distribuição tradicional. Segundo o VentureBeat, a cópia de uma película custa cerca de dois mil dólares, enquanto uma cópia em disco fica-se pelos cem dólares.
A diferença na qualidade dos dois formatos está a diminuir rapidamente. O grande entrave a esta adoção será a conversão das salas atuais para o digital. Só nos EUA existem cerca de mil salas sem equipamentos digitais e os projetores digitais custam cerca de 70 mil dólares. As salas mais pequenas e isoladas em todo o mundo podem não sobreviver a esta modificação.