O Silk Road era conhecido pela venda de armas, drogas e muitas outras atividades ilegais. E a avaliar pelo montante que apreendido pelas autoridades norte-americanas, não lhe faltava procura: mais de 28 milhões de dólares (20 milhões de euros) foram apreendidos pelos procuradores dos EUA aquando do encerramento do site de comércio ilegal, refere a BBC.
O dinheiro apreendido pode servir de prova durante a investida legal que as autoridades norte-americanas estão a levar a cabo contra Ross William Ulbricht, o fundador do Silk Road, que também era conhecido como Dread Pirate Roberts ou DPR.
Ulbricht já contestou a apreensão das bitcoins avaliadas em 28 milhões de dólares. Segundo o gestor do site clandestino, o montante apreendido pelas autoridades norte-americanas encontrava-se no seu computador pessoal – e por isso fazem parte dos seus bens pessoais e, alegadamente, não poderão ser consideradas como pertencentes ao Silk Road.
Os responsáveis pela investigação deste caso têm uma versão diferente: «Estas bitcoins foram faturadas não por serem um investimento pessoal em bitcoins, mas por serem o resultado de atividades criminosas», referiu num comunicado Preet Bharara, procurador dos EUA.