O primeiro Macintosh foi lançado a 24 de janeiro de 1984 e o objetivo, segundo Steve Jobs na altura, era salvar o Mundo da ameaça da IBM. «Parece que a IBM quer tudo. A Apple é vista como sendo a única esperança para combater a IBM», disse Jobs antes da apresentação do computador.
O lançamento do Mac ajudou a encontrar uma alternativa à IBM e à Microsoft, e revolucionou a interface gráfica para o utilizador e o uso do rato.
As celebrações dos 30 anos vão realizar-se no Flint Center, em Cupertino, local onde foi apresentado o Macintosh original. O evento vai contar com a presença de muitos membros da equipa de desenvolvimento original do Mac, vídeos inéditos do funcionamento das primeiras máquinas e a aparição de convidados surpresa. Sabe-se que Ridley Scott, que realizou o popular anúncio destes equipamentos vai falar sobre a experiência de o ter feito.
Os bilhetes para o evento estão disponíveis para encomenda e os preços variam entre os 100 e os 140 dólares, com as receitas a reverterem para caridades que promovam a literacia digital.