Pretende ser um hub e também um ponto de apoio das startups participadas pela Portugal Ventures: estreia no dia 7 de novembro, e deverá marcar uma nova etapa na expansão das tecnologias made in Portugal para o resto do Globo. Em comunicado, a Portugal Ventures recorda que o novo centro, que resulta de uma parceria com a Leadership Business Consulting, deverá ficar instalado na incubadora nestGSV, em Redwood City, Silicon Valley.
Além da inauguração, o evento deverá contar com uma mostra de 10 startups a potenciais investidores. Anubisnetworks, Biosurfit, Edigma, Feedzai, Fibersensing, Gleam, Muzzley, Perceive3D, Streambolico e Wizi são as dez empresas (a maioria conta com participações da Portugal Ventures) que deverão marcar presença durante a mostra de ideias de negócio.
«No decorrer do evento os empresários Portugueses terão a oportunidade de participar em duas sessões de networking com a comunidade local, onde poderão não só conhecer melhor a cultura única que se vive em Silicon Valley, mas também apresentar projetos de forma mais detalhada e desencadear potenciais colaborações futuras, que poderão contribuir para o desenvolvimento das empresas portuguesas, e para uma possível entrada no mercado norte-americano», explica Mário Ribeiro, consultor da Leadership.
O novo centro pretende criar as bases de um ecossistema made in Portugal e servir de ponte para o mais famoso e concorrido mercado tecnológico do mundo: «durante o período de permanência em Silicon Valley, as empresas têm coaching e mentoring personalizado da Leadership Business Consulting e têm à disposição um programa de aceleração numa incubadora/aceleradora, onde poderão refinar o modo como apresentam o seu negócio, encontrar parceiros e potenciais clientes, obter financiamento ou mesmo abrir a entrada a novos mercados», acrescenta Mário Ribeiro, num e-mail enviado para a Exame Informática.