«Se um adolescente de 14 anos tem ligação à Net no quarto, garanto que está a ver pornografia», declarou Victor Strasburger, da nova política da Academia de Pediatras dos EUA.
A associação de pediatras recomenda que as crianças apenas passem uma a duas horas por dia em frente aos ecrãs, que os pais monitorizem o acesso, vejam vídeos em família e tenham definido um plano de utilização para todas as formas de entretenimento doméstico.
As crianças com menos de dois anos nem sequer devem passar tempo algum a olhar para a TV ou para o tablet, explica a Cnet. No entanto, nos EUA, há 38% de crianças abaixo dos dois anos que já usaram um dispositivo móvel, como um tablet. No Reino Unido, uma em cada dez crianças com cinco anos recebe um telemóvel. Nos EUA, as crianças entre os oito e os dez anos passam oito horas diárias a ver TV ou ao computador. A maior parte das crianças já tem presença online (84%), com telemóvel (75%) e com TV no quarto (71%).
O estudo recomenda ainda o envolvimento de escolas, médicos, agências de investigação e dos media na preservação de bons hábitos de consumo de media por parte das crianças.