Cortana é o nome de código do projeto de assistente pessoal da Microsoft para o Windows Phone e eventualmente para o Windows. É também o nome da personagem de inteligência artificial da popular série de jogos Halo. O projeto Cortana foi descrito por Steve Ballmer como sendo algo revolucionário e sem comparação. O CEO da Microsoft explicou que o assistente vai «suportar nativamente os nossos serviços essenciais e vai ser fantástico na resposta ao que as pessoas perguntem e até antecipar as suas necessidades».
O TechRadar junta uma série de informações sobre o novo assistente pessoal da Microsoft, que promete ultrapassar o Siri ou o Google Now. O Cortana conjuga as ferramentas de processamento linguístico Tellme, o poder de processamento na cloud da Microsoft e o repositório de conhecimento Satori que já é usado no Bing. Esta base de conhecimentos é enriquecida com conteúdos equivalentes a 28 mil DVDs por dia.
O Cortana vai perceber as necessidades do utilizador antes que ele próprio se aperceba. Um exemplo prático: se quiser reservar um hotel, o assistente vai descobrir a sua localização, escolher o tipo de hotel da sua preferência e dentro do limite que costume ter usado em vezes anteriores.
Em termos de dispositivos, deve correr no Windows Phone 8.1 numa primeira fase e depois alargar-se a outras versões e possivelmente ao Windows. Ainda não se conhece a data de lançamento oficial, mas inicialmente deve ser disponibilizado apenas nos EUA.