
A Portugal Ventures acaba de anunciar os primeiros 12 projetos selecionados para receber capital de investimento: Aptoide, Coimbra Genomics, Delta One Therapeutics (DOT), G3P, Gleam, Inpakt, Mediaomics, RDFixer, Treat U, Tuizzi, YoubeQ e Zaask são as ideias de negócio selecionadas durante as candidaturas que teêm vindo a decorrer desde junho de 2012.
Este grupo de projetos foi selecionado durante a primeira e a segunda “calls for entrepreneurship”. Ainda não se conhecem os selecionados da terceira e quarta “calls” (a quarta "call" terminou a 5 de setembro). Contactada pela Exame Informática, a Portugal Ventures informa que a grande maioria dos projetos selecionados conta com também com o apoio de sociedades de capitais de risco privadas e business angels, (Critical Ventures, Busy Angels, Faber Investments, Invicta Angels, PNV Capital, ou Shilling Capital Partners).
Em jeito de balanço, a entidade constituída pelo IAPMEI e a AICEP revela ainda alguns números relativos ao programa de capital de investimento lançado pelo Governo em 2012. Durante as quatro “calls” realizadas desde junho de 2012, mais de 1000 empreendedores candidataram-se a capitais de investimento através de um total de 340 projetos de negócio.
Os projetos selecionados poderão beneficiar de um investimento máximo de 750 mil euros, que não pode exceder 85% das necessidades financeiras de cada projeto. Às calls da Portugal Ventures podem candidatar-se projetos de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), Eletrónica & WEB, Ciências da Vida e Recursos Endógenos, Nanotecnologia e Materiais.
Além dos júris internacionais, os projetos selecionados pela Portugal Ventures deverão contar com uma rede 40 parceiros (Ignition Partners Network) que têm como objetivo ajudar e preparar os mentores para o lançamento dos novos negócios.
A Portugal Ventures prevê investir 20 milhões de euros anuais, através quatro calls. O período de inscrições para a próxima "call for entrepreneurship" arranca a 14 de outubro. Eis a descrição dos 12 primeiros projetos selecionados para o investimento da Portugal Ventures (que vão estar em destaque hoje no Portugal Ventures Day), com base numa resenha fornecida pela entidade especializada no investimento a novas startups:
Aptoide: plataforma de distribuição de apps para Android com mais de 4 milhões de utilizadores ativos por mês e mais 130.000 aplicações através de 50.000 lojas.
Coimbra Genomics: Empresa que tem por objetivo o desenvolvimento e a comercialização de ferramentas que têm por base a sequenciação do genoma e que poderão apoiar a tomada de decisões de médicos e especialistas na prescrição de terapêuticas. A empresa, que resulta de uma parceria entre Biocant e Critical Software, também está a levar a cabo investigação no combate a doenças, como cancro do estômago.
Delta One Therpeutics – Startup dedicada à biotecnologia que desenvolveu uma plataforma tecnológica, que permite gerar terapias celulares autólogas e heterólogas que podem ser aplicadas no combate ao cancro ou doenças crónicas. Em breve, deverá ser iniciada uma fase de ensaios pré-clínicos e clínicos.
G3P – Projeto que tem por objetivo a exploração comercial de uma solução de depósito de numerário e pagamento automático para o retalho. A nova solução, que disponibiliza informação online, já tem vários clientes em Portugal. EUA e Índia são os mercados que se seguem.
Gleam – Serviço para telemóveis ou computadores com acesso à Net que identifica e organiza as mais recentes tendências da moda. Tem por base 300 das melhores fontes editoriais e catálogos internacionais online de moda. Conta já com utilizadores em mais de 50 países.
Inpakt – Rede social que liga organizações sem fins lucrativos, e que tem como principal atrativo a redução de custos administrativos e a captação de recursos humanos e financeiros. Atualmente conta com 62 mil membros de 32 países e 300 organizações sem fins lucrativos.
Mediaomics – Desenvolve meios de cultura de alto desempenho, que prometem reduzir 40% dos custos de produção de novos fármacos. Atualmente a empresa está a desenvolver um portfólio de produtos a partir do Campus da Caparica da Universidade Nova Lisboa.
Perceive3D – Desenvolveu o sistema de visualização para endoscopia médica (RDFixer) que tem como atrativo a melhoria da perceção de profundidade e a distorção radial. A tecnologia já foi sujeita a pedido de patente e pode ser usada em qualquer equipamento.
Treat U – Empresa que desenvolve plataformas de base nanotecnológica, que tem como primeiro produto uma nanopartícula 80 vezes menor do que uma célula que tem a capacidade de atingir as células cancerígenas e os vasos sanguíneos que alimentam o tumor. O produto está protegido por duas patentes registadas nos EUA. Dentro de dois anos, entrará em ensaios clínicos para cancro da mama em 2 anos.
Tuizzi.com – Plataforma online especializada na compra e gestão de publicidade em outdoors. Já garantiu o reconhecimento a nível nacional e internacional, tendo ganho a medalha de prata na competição Start-up Games 2012 e sido colocada entre as Top 10 Start-up no Young Entrepreneurs Festival deLondres.
YoubeQ – Plataforma que combina comunicação e localização em tempo real sobre mapas da Google. O serviço está disponível em 2D e 3D. Atualmente, possui mais de 100 mil registos de diversos países. A empresa está sedeada em Coimbra.
Zaask – Plataforma de publicação de anúncios e pesquisa de free lancers, que permite pontuar os vários intervenientes com base nos serviços prestados. A empresa tem em vista dar início ao processo de internacionalização.