
As agências noticiosas russas garantem que o ex-operacional da NSA Edward Snowden já recebeu a autorização para abandonar a área internacional do Aeroporto de Cheremetyevo, em Moscovo, e entrar no território da Federação Russa.
Com base em fontes anónimas, essas mesmas agências referem que os serviços de imigração russos já entregaram os documentos necessários para a entrada no território – e há mesmo notícias que revelam que o ex-operacional da Agência Nacional de Segurança dos EUA que revelou ao mundo os mecanismos de ciberespionagem massiva usados pelo governo norte-americano, já terá arrecadado todos os objetos que o acompanham com o objetivo de abandonar o aeroporto.
A confirmarem-se, estas notícias põem termo a um mês de espera de Edward Snowden na área internacional do Aeroporto de Moscovo.
O governo russo autorizou Snowden a entrar no território, mas não se pronunciou sobre qualquer concessão de asilo político. Pelo que a questão que se coloca agora é: para onde vai Edward Snowden depois de receber a autorização de entrada no território russo?
Uma coisa é certa: neste momento, dificilmente, o ex-operacional da NSA enjeitaria a hipótese de apanhar um avião para a Bolívia, Nicarágua ou Venezuela – os três países da América Latina que já se dispuseram a conceder o asilo a Snowden.