A concretizar-se, esta será a sétima grande aquisição da Yahoo! desde que Marissa Mayer se tornou CEO da empresa. O montante que o Conselho de Administração terá autorizado ontem torna esta a maior compra de sempre neste segmento. Recorde-se que o Facebook pagou mil milhões de dólares pelo Instagram no ano passado.
Os utilizadores do Tumblr mantêm cerca de 100 milhões de blogues e receiam que a compra por parte da Yahoo! signifique perdas «na interface, na privacidade e na liberdade de expressão», explicou Andrew Frank, analista da Gartner, à ComputerWorld.
O maior desafio para os responsáveis do Yahoo! será manter a chama do Tumblr acesa enquanto consegue gerar receitas, nomeadamente em publicidade, para manter os seus investidores também satisfeitos.
Para Yahoo!, esta operação é vista como estratégica no que toca a garantir maior presença no mercado de consumo de social media, explica o The Wall Street Journal.
Do lado do Tumblr o desafio será provar que é rentável e que consegue manter interessados os utilizadores que acedem à Net pelo telemóvel – um segmento que é cada vez maior.
Ainda não se sabe qual o futuro reservado para David Karp, o fundador do Tumbrl, e para a sua equipa de 175 funcionários.
Marissa Mayer comprou, no último ano, várias startups com o objetivo de captar talento nas engenharias para melhorar os produtos do Yahoo!, mas esta aquisição terá sido feita com outras intenções. Sabe-se ainda que Mayer planeia gastar mais dos 4,4 mil milhões de dólares que conseguiu com a venda de metade da Yahoo! para os chineses da Alibaba. Sobre a mesa estarão negociações para as compras do Foursquare e do Hulu.
Os rumores sobre esta aquisição surgiram na semana passada, quando a Yahoo! enviou convites para os jornalistas estarem presentes num evento que irá decorrer hoje à tarde, em Nova Iorque, cidade onde está sedeada a operação do Tumblr.