
Segundo o site Quartz, deverá haver mais de 300 milhões de utilizadores chineses no final deste ano. Este número representa uma taxa de crescimento de 34% relativamente a 2012, altura em que havia 224 milhões de utilizadores.
Apesar de ser um crescimento impressionante, o Android tem espaço para evoluir ainda mais na China. Estima-se que existam 700 milhões de Chineses com telefones que não sejam Android. 73% dos novos telefones vendidos são smartphones e desses 86% são Android.
Apesar de serem boas notícias para o sistema operativo, não são necessariamente boas notícias para a Google. Ao contrário do que acontece nos mercados ocidentais, a maioria dos terminais Android vendidos na China não incluem os programas oficiais da Google nem são uma versão aprovada pela empresa. A maioria dos terminais inclui, assim, lojas de apps exclusivas da China, como a Wandoujia.
Por outro lado, o motor de busca Google também só tem 5% do mercado Chinês, pelo que as receitas de publicidade também não estão a ter um comportamento exemplar naquele território. Portanto, e dito de outra forma, a natureza open source do Android faz com que a Google seja apenas responsável pelo desenvolvimento de um sistema operativo que, pelo menos no mercado Chinês, não representa qualquer retorno monetário.