Registe bem esta sigla: UHDTV, de Ultra High-Definition Television. Prefere siglas mais pequenas? Então experimente dizer 4K e, sem grandes dificuldades, dará o primeiro passo rumo a um futuro em que as transmissões de TV terão quatro vezes mais resolução que o atual Full HD (1080p). Quando é que esse futuro chega? No Japão, arranca em 2014, bem a tempo do Mundial de Futebol que tem lugar no Brasil.
A notícia é avançada pelo jornal japonês Asahi, que revela que o lançamento de um serviço de transmissões por 4K deverá beneficiar de uma antecipação de dois anos e assim estrear o aumento de resolução a tempo do Mundial de Futebol de 2014.
O projeto, que prevê as devidas adaptações técnicas em constelações de satélites e retransmissores terrestres, pretende aproveitar o impulso dado pelos fabricantes de televisores, que apresentaram recentemente vários modelos de televisores aptos a reproduzir emissões em 4K.
Depois de fabricantes como a Sony, Panasonic, Samsung ou LG terem dado a conhecer ecrãs UHDTV na feira CES, de Las Vegas, as autoridades japonesas optaram por antecipar a estreia do novo formato, que inicialmente estava agendada para 2016.
A antecipação não impede que o governo japonês mantenha a ambição tecnológica: desta feita, 2016 passa a figurar como o ano em que deverá estrear a tecnologia… 8K (oito vezes o 1080p). Eventualmente a tempo de mais uma transmissão desportiva: os jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil.