O veredicto das autoridades suecas foi anunciado no dia 6 de novembro, mas só agora ganhou eco na imprensa devido à apresentação das conclusões dos juízes da Câmara de Comércio de Estocolmo na justiça dos EUA. Com a vitória neste caso, a Nokia ganha igualmente o direito a ser ressarcida pela RIM pelo uso não autorizado de tecnologias patenteadas.
Atualmente, as duas companhias estão a negociar o valor da indemnização. Caso não haja acordo, a Nokia poderá suspender as vendas dos telemóveis da marca Blackberry (fabricados pela RIM), informa a Reuters.
Em causa está um acordo, assinado pela entre a Nokia e a RIM, que permitia à fabricante dos Blackberry o uso de tecnologias relacionadas com tecnologias de redes sem fios, cujas patentes são detidas pela marca nórdica. O acordo teve início em 2003 e foi revisto em 2008.
Em 2011, a RIM decidiu recorrer à justiça sueca, alegando que o licenciamento assinado com a Nokia contemplava igualmente tecnologias de redes Wi-Fi.
As autoridades suecas não se compadeceram com os argumentos da RIM e deram razão à Nokia. O que, tendo em conta que todos os telemóveis Blackberry usam tecnologias Wi-Fi similares à da Nokia, pode ser encarado como uma pesada derrota para a RIM.