![Wook.png](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1174601Wook.png)
A partir de agora, quem compra livros na livraria online da Porto Editora, Wook, tem mais uma opção para aceder aos seus livros eletrónicos. O eWook junta-se aos formatos PDF e ePub. Quando escolhe comprar um livro usando esta plataforma não vai ser necessário descarregar ou instalar qualquer aplicação. Tudo se passa dentro do browser. O livro, após a primeira interação com determinado dispositivo, fica disponível offline. Quer isto dizer que é descarregado. Já há vários livros disponíveis na plataforma eWook.
Pode ler-se no comunicado da Porto Editora sobre a tecnologia que está na base do livro eWook “é disponibilizado num formato ePub standard que é encriptado com um DRM desenvolvido pelo GPE, apresentando características de usabilidade como a marcação de páginas, o registo de anotações, a leitura noturna e o aumento do corpo e a alteração da fonte do texto”.
A estratégia da editora também é apresentada no mesmo comunicado, bem como o envolvimento com outras editoras: “Os objetivos primordiais desta estratégia são o de facilitar a entrada de todas as editoras portuguesas, pequenas, médias ou grandes, para a realidade do eBook e, não menos importante, permitir que os leitores usufruam dos seus livros digitais de forma extremamente fácil e intuitiva, sem se preocuparem quanto à adequabilidade dos seus aparelhos e respetivos sistemas operativos.
Nesta primeira fase, estão envolvidos nesta estratégia os universos editoriais dos Grupos Porto Editora e Bertrand Círculo, da Leya, bem como as editoras Presença, Gradiva, Centro Atlântico, Lidel/FCA, Princípia e Planeta.”
Hoje, em Lisboa, a Porto Editora revelou um estudo sobre o consumo de livros eletrónicos em Portugal onde é dado a conhecer, entre outros pontos, que os portugueses (a amostra do estudo) preferem ler livros em PC (43%). Dos outros, 18% escolhe o iPad e 12% é o valor repetido em Tablets Android, smartphones e leitores de livros eletrónicos.