
De acordo com o The Next Web, há um novo vírus para Android na China, capaz de inflacionar rapidamente as contas mensais dos utilizadores de smartphones.
O malware foi identificado pela empresa de segurança TrustGo e atende pelo nome MMarketPay.A. Este malware é capaz de efetuar compras na loja de aplicações da China Mobile sem intervenção do utilizador, e a TrustGo indica que já infetou várias lojas de apps de terceiros, incluindo: nDuoa, GFan, AppChina, LIQU, ANFONE, Soft.3g.cn, TalkPhone, 159.com e AZ4SD.
O vírus tem a capacidade de efetuar ordens de pagamento automaticamente através do sistema M-Market, de simular ações de clique em pano de fundo, de intercetar as SMS com códigos de segurança enviadas pelo M-Market e até de enviar imagens de segurança CAPTCHA para um servidor remoto, para análise do código de verificação.
O vírus ainda não chegou à loja Google Play porque, na China, existem centenas de lojas de apps para Android que são muito populares entre os seus utilizadores. Como o vírus está a infetar estas lojas, cujos servidores estão todos alojadas na China, é também pouco provável que este venha a espalhar-se a outros países.
Para combater esta ameaça, as recomendações são as da praxe: descarregar programas apenas de lojas de confiança e ter instalada uma app de segurança capaz de pesquisar ameaças em tempo real.