
De acordo com a Associated Press, Steve Wozniak diz que o caso que opõe os EUA a Kim Dotcom é uma ameaça à inovação. O co-fundador da Apple disse que estava a visitar a Nova Zelância o mês passado, quando descobriu que Dotcom não podia visitá-lo por estar em prisão domiciliária. Portanto, decidiu fazer-lhe uma visita e desde então mantêm-se em contacto por email.
Numa entrevista telefónica, Wozniak disse que “é perfeitamente ridículo o que lhe fizeram. Muitos neozelandeses suportam-no. O Governo dos EUA move-se em terreno lamacento”.
Segundo Wozniak, muitas pessoas usavam o Megaupload com objetivos perfeitamente legítimos antes de o site ter sido fechado pelas autoridades norte-americanas em janeiro passado.
Wozniak comparou o site a uma autoestrada, onde no meio de todos os veículos que cumprem as regras há alguns que se movem em excesso de velocidade: “não se fecha uma rua porque há alguém em excesso de velocidade”. O co-fundador da Apple acrescentou ainda que “quanto mais as pessoas aprendem sobre este caso, mais percebem que este tipo de desacordo relativamente a copyright entre Hollywood e a nova tecnologia de armazenamento na nuvem é um debate político, não algo que pertença aos tribunais criminais, e certamente não é algo que justifique a invasão da minha casa”.
Wozniak acredita que a Internet deve ser mantida aberta para encorajar a inovação, e também que as pessoas devem pagar pelo conteúdo que consomem. Fechar sites como o Megaupload é fútil.