De início pensou-se que com o estilo de jogo da Wii os utilizadores passariam a ser mais ativos e a fazer mais exercício. Um estudo conduzido nos EUA, junto de 78 crianças com excesso de peso vem contrariar estas expetativas.
A investigação do Baylor College of Medicine dividiu o grupo de crianças em dois: metade jogou títulos ativos, como o Wii Sports ou o Dance Dance Revolution e a outra metade jogou jogos mais passivos como Super Mario Galaxy. Os investigadores mediram depois o tempo que as crianças passavam a brincar e em atividades mais físicas. A surpresa surge na falta de diferença entre os dois grupos. Em média, o grupo que teve os jogos mais ativos gastou 25 a 28 minutos em atividades físicas e o grupo que teve jogos mais calmos passou 26 a 29 minutos em exercício.
A Reuters cita Tom Baranowski , um dos investigadores, que se confessou surpreendido: «esperávamos que jogar jogos mais ativos levasse a um aumento na atividade física nas crianças (…) estamos chocados com a completa falta de diferença» entre os dois grupos.