«Títulos como “A Águia da Nona Legião”, “A Melhor Despedida de Solteira” ou o mais recente “Johnny English” não foram lançados para o circuito comercial em Portugal. Na origem deste acontecimento está o facto do negócio de venda e aluguer de DVD e Blu-Ray estar continuamente a sofrer quedas vertiginosas, o que faz com que o negócio deixe de ter interesse para as distribuidoras editarem em Portugal», refere em comunicado a Associação do Comércio Audiovisual de Obras Culturais e de Entretenimento em Portugal (ACAPOR).
A associação acrescenta ainda que a empresa Mário Pimentel Audiovisuais não renovou o contrato de distribuição com a Universal Studios e relaciona a alegada inexistência de um distribuidor das obras produzidas pelo estúdio de Hollywood com «uma política cobarde de total desinteresse do Governo em combater a pirataria online e enfrentar os interesses instalados que levitam em redor do negócio da pirataria».
A direção da ACAPOR aproveita ainda o comunicado para recordar o fecho das 13 lojas que a Gamestop tinha em Portugal. O encerramento foi anunciado há duas semanas. Mais uma vez, a ACAPOR culpa a pirataria pelo encerramento desta cadeia de lojas.