![hp.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/886498hp.jpg)
Mikako Kitagawa, analista principal da Gartner, disse à Reuters que esta situação é resultado da quebra, invulgar, na venda de computadores durante o período de férias. O analista refere também que a utilização cada vez mais intensa de tablets e smartphones também contribuiu para a redução registada.
A instabilidade económica na Europa Ocidental está a promover uma retração generalizada no consumo o que também é apontado pela Gartner para a diminuição na venda de computadores pessoais.
As inundações na Tailândia também tiveram impacte nos preços e nas vendas de computadores no quarto trimestre. Os consultores da Gartner acreditam que os efeitos dessa catástrofe natural ainda vão ser sentidos sentido no primeiro semestre deste ano, e com repercussões mais ligeiras durante 2012, o que vai afetar a comercialização de computadores pessoais.
Ainda de acordo com a Gartner, a HP manteve a liderança do setor a nível mundial durante o quarto trimestre de 2011. Isto apesar de registar um declínio de 16,2% na venda de computadores.
A Lenovo foi a empresa com maior crescimento entre os cinco principais fabricantes, com uma subida de 23% no quarto trimestre de 2011, e consolidou-se na segunda posição. O crescimento da empresa foi atribuído aos preços em conta tanto para o consumidor final quanto para o mercado profissional.