
As ações da empresa de tecnologia mais valiosa do mundo caíram mais de 5 por cento, ficando abaixo dos 400 dólares, depois de a Apple ter anuncaido que vendeu 17,07 milhões de terminais iPhone – abaixo das cerca de 20 milhões de unidades esperadas pelo mercado.
No entanto, a Apple aumentou em 54% os lucros ao conseguir receitas de 28,7 mil milhões de dólares e um lucro líquido de 6,62 mil milhões. Resultados muito positivos para Tim Cook, mas que ficaram abaixo das expectativas dos principais analistas de mercado. Por exemplo, era esperado que as receitas da empresa ficassem acima dos 29 mil milhões de dólares.
É a primeira divulgação resultados da Apple sob comando de Tim Cook, que assumiu o comando da companhia em agosto após seu co-fundador Steve Jobs ter renunciado ao cargo. Jobs faleceu no último dia 5.
Em comunicado de imprensa, Tim Cook congratula-se pelos resultados obtidos pela empresa.
"Estamos maravilhados com este forte final de um magnífico ano fiscal de 2011, fazendo crescer as receitas anuais para os 108 mil milhões de dólares e os lucros para os 26 mil milhões de dólares". O CEO da Apple acrescenta ainda: "A resposta dos clientes ao iPhone 4S foi fantástica, estamos com um momento muito forte na entrada para o período festivo, e continuamos muito entusiasmados com o nosso pipeline de produtos."
Aqui ficam alguns números sobre a venda de equipamentos Apple neste trimestre:
iPhone: 17,07 milhões (mais 21%)
iPad: 11,12 milhões (mais 166%)
Macs: 4,89 milhões (mais 26%)
O que acha? Com um crescimento de 54% nos lucros a Apple mantém o fôlego? Acha que os analistas colocaram as expectativas demasiado altas?