Numa mensagem tornada pública, Bill Gates recorda que o fundador da Apple era uma pessoa especial: "Raramente se vê aparecer alguém capaz de provocar tamanho impacto no mundo. Quem como nós teve a sorte de trabalhar com Steve Jobs, só pode dizer que foi uma enormíssima honra. Vou sentir imensamente a falta de Steve".
Bill Gates conseguiu uma proeza de que poucos se podem orgulhar: com a Microsoft, conseguiu destronar a Apple da liderança das tecnologias com um sistema operativo (o Windows) que podia correr em computadores de várias marcas.
Em contrapartida, a Apple optou por manter o controlo dos sistemas operativos e dos computadores que produzia. No final da década de 2000, a estratégia da Apple viria a produzir resultados que eram simplesmente imprevisíveis nos anos 1990. Começava a época de ouro do iPhone, do iTunes, da App Store e do iPad. Depois de remeter a Nokia para a galeria das grandes marcas do passado e ameaçar o futuro da Microsoft, a Apple tornava-se a marca mais valiosa do mundo.