Muitas das análises de quota de mercado não incluem o iPad, considerando que este não se trata de um computador tradicional, mas apenas um tablet. Entretanto o dispositivo da Apple tem feito diminuir as vendas de computadores, o que levou o Deutsche Bank a incluir o dispositivo da Apple nos seus cálculos.
Nos cálculos, que foram elaborados por Chris Whitmore, estão incluídos seis fabricantes: Acer, Apple, Asus, Dell, HP e Samsung. Todos eles, exceto a Apple, apresentam uma tendência para a diminuição da sua quota de mercado desde o segundo trimestre de 2010, altura da introdução no mercado do iPad original.
No entanto, se considerarmos os cálculos de Whitmore em 2010, que já incluíam o iPad, vemos que a quota de mercado desceu ligeiramente de 25 por cento para 20 por cento, o que segundo a Wired pode significar uma ligeira perda de terreno para os tablets Android. Segundo o Digitimes espera-se que as vendas de iPads cresçam 55 por cento em 2012, enquanto que os dispositivos não iOS devem crescer cerca de 134% por cento.
Apesar do forte crescimento apontado para os dispositivos Android, o "iPad continua a ser o standard no mercado dos tablets, enquanto os concorrentes lutam por ganhar tração e visibilidade", diz Withmore.
Acha que o iPad, e outros tablets, devem ser calculados no mesmo mercado dos PCs portáteis?