O blogger Casey Halverson descobriu que o sistema de telemetria instalado no Nissan LEAF permite o envio da localização e da velocidade do veículo através de RSS usando a rede móvel. A descoberta foi feita quando Casey Halverson configurou o computador de bordo do LEAF para receber informação via RSS (de sites noticiosos, por exemplo) e verificou que os pedidos de HTTP para os referidos RSS eram acompanhados dos dados de georreferenciação do veículo. O resultado é que, deste modo, esses dados ficavam disponíveis a sites não autorizados.
De acordo com a Nissan, o sistema CARWINGS permite, por iniciativa do condutor, transmitir informações de condução que são utilizadas para, por exemplo, o Nissan LEAF comunicar com o sistema dos postos de carregamento (serviço disponível no Japão), calculando com base na distância e condições de tráfego a hora aproximada de chegada e reservando o posto para essa hora, ou para a reserva de um restaurante e escolha de menu, em sites que disponham de RSS. O sistema também funciona como telemetria, já que permite a comunicação entre o computador pessoal e o telemóvel do proprietário com o sistema de TI de bordo, para, por exemplo, iniciar ou parar a carga do veículo ou ativar ou desativar o sistema de climatização, remotamente, e enquanto o veículo está ligado a um posto de carregamento (permitindo assim a plena utilização da capacidade das baterias para a viagem). Outra das funcionalidades é a possibilidade de o proprietário poder programar no seu computador o percurso que pretende fazer e transmitir esses dados diretamente para o computador de bordo da navegação.
De acordo com António Pereira Joaquim da Nissan Portugal, "as notícias de uma falha de segurança têm por base um cliente que utilizou as faculdades do sistema Nissan CARWINGS num site RSS criado por si próprio para receber os seus próprios dados de condução. Trata-se portanto de um circuito fechado e não de uma falha real de segurança do sistema".
"O envio daquela informação para feeds RSS resume-se a dados de condução e nunca inclui a identificação do condutor ou do veículo, não sendo transmitida continuamente mas tão só quando o condutor, por sua iniciativa, pretende comunicar com um site com RSS", acrescenta o responsável da Nissan Portugal.
Apesar de reijetar qualquer responsabilidade numa eventual violação da privacidade, António Pereira Joaquim reiterou, em resposta à Exame Informática, que a marca nipónica procedeu a alterações no funcionamento do sistema de telemetria dos LEAF: "porque a Nissan leva muito a sério a confiança dos seus clientes no nosso produto, foi imediatamente bloqueada a possibilidade de envio dessas informações para sites não oficiais".
O mesmo responsável confirmou que o CARWINGS está integrado de série nos Nissan LEAF vendidos em Portugal, mas "a sua ativação só pode ser realizada por um concessionário autorizado Nissan com a autorização expressa do proprietário", adicionando que "em Portugal existem proprietários que optaram pela ativação do sistema".