A pena foi aplicada dias depois de a justiça turca ter levantado o bloqueio de que o portal de alojamento de vídeos vinha sendo alvo desde Maio de 2008.
De acordo com a Reuters, o bloqueio foi determinado por um tribunal de Ancara no final do dia de ontem.
O banimento iniciado em Maio em 2008 teve por origem o alojamento de vídeos considerados ofensivos para a memória de Mustafa Kemal Ataturk, o fundador da república e mentor da denominada Turquia moderna.
O recente levantamento do banimento tinha sido decidido depois de uma empresa especializada ter disponibilizado software que impede a inserção dos vídeos polémicos vídeos.
Apesar desta solução tecnológica, o portal detido pela Google nunca se conformou com as restrições e voltou a disponibilizar os polémicos vídeos ao público, alegando que não violavam os direitos dos utilizadores.
A tomada de posição dos gestores do YouTube não terá agradado à justiça turca que agora repôs a ordem de banimento, com uma duração de 30 meses.
Esta não será a decisão definitiva sobre o caso: o processo seguiu para a entidade que regula as telecomunicações. Depois deste trâmite, se o YouTube não retirar os vídeos considerados ofensivos, o banimento entra em vigor.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail