Apesar dos problemas que a empresa tem atravessado, Niklas Savender, Executive Vice President da Nokia, diz que a empresa está de volta. A Nokia está apostada em voltar a ser um dos grandes no campo dos smartphones e esta estratégia passa pelos novos modelos Symbian apresentados no evento Nokia World 2010, que está a decorrer em Londres.
O Nokia N8 é o novo topo de gama e estrela da empresa, com câmara de 12 megapixéis, lentes Carl Zeiss, flash de xénon e obturador mecânico. Anssi Vanjoki referiu que o telefone é muito rápido e que tem muita memória, mas não especificou valores.
Outros dois modelos Symbian apresentados foram o C6 (260 euros sem taxas) e C7 (335 euros, sem taxas), dois modelos semelhantes em termos de características e que incluem câmaras de 8 MP e ecrã com tecnologia ClearBlack Display da Nokia, que a empresa diz melhorar muito os níveis de contraste.
Por fim, a Nokia destacou a renovação do Communicator, sob forma do E7 (495 euros, sem taxas). Este modelo integra um grande ecrã tátil de 4" bem como um teclado QWERTY deslizante.
A Nokia diz que o Symbian3 foi rescrito para ser mais fácil de usar. A nossa primeira impressão é que este sistema operativo é muito semelhante em todos os aspetos à versão S60 dos atuais Nokia.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***