Tudo leva a crer que a liderança de Olli-Pekka Kallasvuo tem os dias contados.
Sem citar fontes, o Wall Street Journal noticia que a administração da Nokia já está à procura de um novo CEO.
O processo de recrutamento terá sido desencadeado pelas últimas estimativas do mercado de terminais móveis: desde que a Apple lançou o primeiro iPhone em 2007, a Nokia perdeu 67% do seu valor de mercado (cerca de 60 mil milhões de euros); nos últimos três meses, a marca nórdica registou uma depreciação de 25% nas ações; a Nokia ainda lidera com uma quota de mercado de 41% das vendas de telemóveis a nível mundial, mas não consegue ter uma margem de rentabilidade acima de 12% no segmento dos smartphones (quando lançou o N95 essa margem alcançou os 21%).
A crescente procura de utilizadores por smartphones e o sucesso do iPhone ou da plataforma Android já levaram a companhia a adiar o lançamento de novos modelos. O que terá causado a desvalorização da marca e prejudicado o desempenho das vendas junto do consumidor.
A Nokia ainda não comentou a possível substituição de Olli-Pekka Kallasvuo.
O que falta à Nokia para voltar à ribalta? Dê-nos a sua opinião.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
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