De acordo com a PC Pro, a Microsoft quer que seja criado um sistema mundial de patentes, para tornar mais fácil a vida às grandes empresas de todo o mundo.
Horacio Gutierrez, conselheiro geral da empresa de Redmond, escreve no blogue da empresa que no "no mundo actual de conectividade universal, negócios globais e inovação feita em conjunto, é tempo de termos patentes mundiais, derivadas de um único perdido de registo de patente, examinado e processado por uma única autoridade […]".
Este comentário é feito a propósito do grande número de pedidos de patentes que ainda aguardam aprovação no mundo (mais de 3,5 milhões) e do tempo por que se espera pela sua aprovação, que em alguns casos pode chegar aos cinco anos.
Rob Enderle, analista do Enderle Group, disse à PC Pro que esta vontade da Microsoft estará também relacionada com o processo que a empresa i4i colocou em tribunal. Neste processo, a i4i alega que a Microsoft inclui tecnologia no processador de texto Word que infringe a sua propriedade intelectual.