A Fujitaka Co criou um sistema que identifica as rugas em torno dos olhos, os “pés de galinha” ou pele flácida das pessoas que queiram comprar tabaco nas máquinas de venda automática, noticia a Reuters. No Japão, apenas pessoas com mais de 20 anos podem comprar cigarros. Em breve, vai entrar em vigor uma lei que obriga os detentores dessas máquinas a assegurarem-se que o comprador não é menor. O sistema da Fujitaka tem uma base de dados de cem mil registos faciais de pessoas e funciona com uma câmara digital incorporada na máquina de venda. A empresa garante que em 90% dos casos o sistema identifica correctamente o comprador. O Governo ainda não aprovou a utilização desta tecnologia. Um estudo realizado em 2004 mostra que 13% de rapazes e 4% de raparigas com 17 e 18 anos fumavam diariamente.
Comprar cigarros? Só se tiver rugas
Uma empresa japonesa criou uma tecnologia para reconhecimento facial nas máquinas de venda de tabaco, com o objectivo de identificar sinais que provem que o comprador é adulto.