Há quatro novas entradas reconhecidas no Hall of Fame (corredor da fama, em tradução livre) do Strong National Museum of Play. A organização reconheceu, pela influência na cultura pop ou na indústria dos videojogos, os seguintes títulos: Barbie Fashion Designer, Computer Space, The Last of Us e Wii Sports. Estas quatro obras passam a estar em exposição a partir do verão.
Entre os nomeados deste ano, constavam nomes fortes como Age of Empires, Angry Birds, Call of Duty 4: Modern Warfare, FIFA, Quake ou GoldenEye 007, elenca o Polygon.
Em comunicado de imprensa, responsáveis pela organização defendem as escolhas. Kristy Hisert refere que o jogo da Barbie “tornou-se um ponto de partida para o movimento de jogos para raparigas e agitou o ambiente do software e dos jogos. Trouxe importantes questões e debates: o que significa ser um jogo para raparigas? Devem existir mesmo ‘jogos para meninas’? Quais as implicações destes jogos?”.
Já Lindsey Kurano salienta que o jogo “The Last of Us mantém-se popular por causa da sua qualidade e força da história”. Wii Sports também conseguiu atrair uma franja inédita para a causa dos videojogos, com Aryol Prater a lembrar que “tornou jogadoras milhões de pessoas em todo o mundo que nunca pensaram em jogar antes. Tornou-se um fenómeno do gaming, à medida que notícias proliferavam sobre o jogo incentivar diferentes grupos de pessoas – incluindo muitos em centros de dia – a sair do sofá e começar a transpirar com bowling virtual, ténis e mais”.
Computer Space arrecada a distinção por ser o ponto de partida para toda a indústria, sendo o primeiro lançamento comercial: “Computer Space não trouxe os videojogos para as massas, mas ao mostrar que os jogos podiam chegar a audiências pagantes fora dos laboratórios, assentou as fundações para a indústria dos videojogos”, destaca Jeremy Saucier.
O World Video Game Hall of Fame conta agora com 40 entradas.