Chama-se Windows Handheld Mode e ainda não foi confirmado oficialmente como produto em desenvolvimento pela Microsoft. Esta ‘versão’ do Windows destina-se a equipar consolas portáteis como o Steam Deck e foi criada por funcionários da empresa de Redmond no âmbito de uma maratona interna de hacks, que corre desde setembro.
Agora, o utilizador de Twitter @_h0x0d_ publica na sua conta um vídeo onde se abordam problemas de correr o Windows em dispositivos como o Steam Deck e as várias dificuldades em navegar com toque ou controladores, sem ter um lançador como o do SteamOS. Depois surge o trabalho proposto pela designer senior de UI Dorothy Feng que inclui um lançador que abre jogos do Steam, de PC Game Pass, da EA Play, da Epic Games Store e mais. Há um teclado otimizado para o Steam Deck e também uma barra de tarefas flutuante.
Este projeto resultou depois numa experiência onde drivers e serviços foram instalados, mas ainda há uma grande lista de temas e otimizações a endereçar, explica o The Verge.
No fim do vídeo, os criadores apelam à ação de outros funcionários da Microsoft, encorajando-os a desenvolver soluções a sério para permitir o “gaming portátil no Windows” e que ajude a Microsoft a melhorar a sua imagem e credibilidade junto da comunidade de gaming.
Até agora, há dispositivos que assentam em Windows sem uma interface otimizada, com os fabricantes a criarem as suas próprias versões e lançadores para tornar o sistema operativo mais ‘amigável’ para uso. Com o potencial de mais fabricantes a optarem por consolas destas, faz todo o sentido a Microsoft investir na sua própria solução para o sistema operativo especializado para aparelhos portáteis.