Zach Alarcon, gestor de produto da Google, anunciou que o Steam para Chromebooks vai estar disponível em versão Beta, em alguns modelos, com a atualização ChromeOS 108.5359.24 e posteriores. Esta versão surge melhorada depois dos testes realizados desde março com “milhares de relatos de jogadores”, segundo Alarcon.
Outra novidade importante é a mudança dos requisitos de sistema: enquanto a Alpha precisava de um CPU Intel 11ª geração Core i5 e gráficas Intel Iris Xe, a versão Beta chega também à 12ª geração Intel ou, em alternativa, CPUs da AMD Ryzen 5000 C-Series. O Steam vai correr em máquinas com 8 GB de RAM (em vez dos 16 GB exigidos na Alpha) e também em computadores com Ryzen 3 ou i3 da Intel. A Google mantém que a melhor experiência é conseguida, no entanto, com um i5 ou Ryzen 5 e 16 GB de RAM.
Em termos de modelos compatíveis, a lista triplicou agora, com os Chromebooks com taxas de atualização de 144 Hz anunciados no mês passado a também estarem incluídos.
A arquitetura de armazenamento foi melhorada, com os jogos a poderem ser acedidos agora de uma forma mais eficiente dentro do sistema. Por outro lado, os jogos DirectX 12 e Vulkan utilizam menos carga do processador agora, precisando de menos capacidade da bateria agora. A Google está a trabalhar para que o ChromeOS suporte cada vez melhor ecrãs com 1440p e 4K, apesar de ainda não haver o suporte para ecrãs externos.
Confira a publicação da Google com as instruções de instalação e os modelos suportados aqui.