Antes do lançamento da temporada mais recente de Fortnite, a Epic Games anunciou que ia ceder todos os lucros das vendas do jogo, em conjunto com a Microsoft, para ajudar organizações que prestam apoio humanitário na Ucrânia.
Logo no primeiro dia, foram recolhidos 36 milhões de dólares. Agora, ao fim de duas semanas, termina a campanha e a Epic anuncia ter angariado 144 milhões de dólares no total. O dinheiro vai ser canalizado para iniciativas como a Direct Relief, o Alto Comissariado para as Nações Unidas, o Programa Alimentar Mundial e o Fundo Infantil da ONU.
A indústria dos videojogos, tal como outros setores, tem participado em diversas iniciativas de apoio à Ucrânia e aos refugiados: a Riot Games angariou 5,4 milhões de dólares com League of Legends, um pacote de jogos do Itch.io com quase mil jogos rendeu seis milhões de dólares e a Humble Bundle gerou mais 20 milhões de dólares.
No caso de Fortnite, os ganhos das vendas de V-Bucks para desbloquear o Battle Pass mais recente e comprar itens de jogo, as subscrições de Fortnite Crew e os cartões presente trocados nestas duas semanas vão agora ajudar os cidadãos ucranianos.