A Google anunciou novidades na partilha de receitas provenientes do ecossistema Stadia. Os criadores e editores de jogos lançados após 1 de outubro vão receber 85% das receitas das vendas, com a Google a ficar com 15%. Esta divisão aplica-se até aos primeiros três milhões de dólares de vendas ou até ao fim de 2023. Passados estes limites, passam a vigorar as condições atuais entre a Google e os criadores.
Os novos jogos que entrem para o catálogo Stadia Pro a partir deste mês vão receber uma parte das receitas das subscrições mensais de dez dólares por jogador. A Google anunciou que vai partilhar 70% das receitas assim obtidas com os criadores de jogos, adotando uma métrica interna chamada “sessões diárias” para determinar a divisão do dinheiro. As sessões diárias contabilizam o número de dias diferentes em que cada jogador entra num jogo: se alguém aceder a um mesmo jogo duas vezes durante 24 horas, só é contabilizado uma vez, explica o Engadget.
Outro benefício passa pelo programa de afiliados, em que os criadores ou programadores vão receber dez dólares por cada utilizador que aceda ao Stadia através dos seus links Click to Play e adira a uma subscrição paga. O objetivo é incentivar esta comunidade a divulga o serviço Stadia e atrair mais jogadores para a plataforma.
A Epic Games Store e a Xbox PC Store ficam com 12% das receitas, enquanto o Steam e as lojas digitais das consolas tipicamente arrecadam 30% das vendas. Assim, a proposta de divisão da Google de 85/15 deve ser do agrado principalmente dos estúdios independentes e das editoras de jogos.